2024 State of Gaming Report
Não há dúvidas de que estamos na Era do Áudio, seja pelo consumo de conteúdo, músicas, podcasts, reflexões ou notícias. O consumo de streaming de áudio alcança 30% do total da população de internet no Brasil (aproximadamente 120MM), em torno de 36.6 Milhões de usuário únicos multiplataforma (Desktop + Mobile).
O streaming áudio é uma forma de transmitir conteúdo, a praticidade deste formato atrai ouvintes e favorece o fluxo de mídia. Mais de 80% do consumo de áudio é feito por dispositivos móveis, correspondendo a 30.8 Milhões de usuários e 12.9 bilhões de minutos consumidos por mês, representando um gasto médio de 7 horas em plataformas de áudio pelo celular ao longo do mês.
QUEM SÃO OS USUÁRIOS DE ÁUDIO?
Consumir conteúdo de áudio é um hábito que tem se tornado cada vez mais comum no cotidiano dos brasileiros. O perfil dos usuários de streaming áudio é composto em sua maioria por Homens (52%) entre 15 a 34 anos (30%). Já as mulheres representam 48% do total de usuários, sendo que os homens consomem 12% a mais do que as mulheres em quantidade de minutos por mês.Sobretudo, vale dizer que não só os jovens adultos consomem áudios, pessoas acima de 45+ anos absorvem 21% sobre os usuários da categoria.
Entre os TOP Players, Spotify é o líder em usuários mensais (25,6 milhões de usuários únicos). Deezer e Soundcloud estão entre os TOP 3 em usuários únicos. Quando analisamos a participação por gênero, nota-se que Spotify tem um consumo equilibrado tanto entre os homens como entre as mulheres. Já as demais plataformas de áudio têm um perfil mais masculino.
Analisando as TOP 4 plataformas de áudio pela média de minutos consumidos por visitante e pelo alcance temos:
De Janeiro a Maio de 2020, os top anunciantes que investiram em impressões desktop display em plataformas de streaming foram: UOL, Dell, Vimeo, Globo e Paypal.
OVERVIEW DO MERCADO DE ÁUDIO EM 2020 NO BRASIL
Plataformas de Áudio e Poscasts em SOCIAL MEDIA
Observando o período de Maio de 2020, a categoria com as propriedades de streaming de áudio teve mais de 732 mil interações e produziu mais de 642 tipos de conteúdo. Esses números levam em conta dados do Facebook, Twitter e Instagram. Sua Música lidera em volume de ações no período de Maio de 2020, com 54% do share de ações. Analisando a métrica de ações por post, Deezer lidera em eficiência (2,5 mil ações por post)
Quando analisamos os players de streaming percebe-se como cada um se diferencia pela sua afinidade com segmentos diferentes. Spotify e Deezer destacam-se pela sua afinidade com Education e Business Services. Já Sua Música tem maior afinidade com Public Services e também Business Services.
Conseguimos ter também um panorama do cenário dos podcasts com mais engajamento nas redes sociais. Entre os principais podcasts*, Agora É Que São Elas lidera em engajamento, com mais de 264 mil ações em Maio 2020, seu conteúdo é voltado para opiniões e vozes das mulheres, abordando política, cotidiano e cultura narrados do ponto de vista feminino e feminista.
Destaque também para o podcast Filhos das Grávida de Taubaté, com a melhor performance em ações por post (8.694)
Por fim, o post entre os podcasts com maior número de ações tanto no Facebook quanto no Instagram em Maio 2020 também foi do Agora É Que São Elas com mais de 42.000 ações. O conteúdo do post destaca as invenções que não existiriam se não fossem as mulheres negras.