- 22 décembre 2021

Metaverso contabiliza 84 mil menções nas redes sociais em 2021

Bianca Scatamburlo
Bianca Scatamburlo
Client Insights Manager Brasil
Comscore
Fabiana Uckus
Fabiana Uckus
Sales Manager
Comscore
Wanea Bazzo
Wanea Bazzo
Associate Analyst, Syndicated Client Insights
  • Com 29 mil autores únicos, em sua maioria homens (82%), o tema dominou as redes, atingido o pico de audiência em outubro 2021, quando o Facebook se apresentou como Meta
  • Tema pode ter como público-alvo o perfil de gamers, um universo com mais de 19 milhões de usuários a ser impactado pela novidade

A tendência para um futuro próximo é que toda e qualquer atividade se transforme em entretenimento por meio da tecnologia. O Metaverso deve amplificar essa experiência, espelhando o mundo real no ambiente virtual por meio do uso de avatares 3D e realidade virtual e aumentada. O tema suscitou debates e polêmicas na web ao longo de 2021 e, como consequência, obteve 84 mil menções nas redes sociais, atingindo o pico no dia 28 de outubro, quando o Facebook se apresentou ao mercado como Meta.

Essa análise elencou diferentes destaques a respeito do novo mundo virtual. As menções ao Metaverso foram feitas por 29 mil autores únicos e estiveram relacionadas aos seguintes trending topics: realidade virtual; first airdrop; e precious gem marketplace (mercado de jóias preciosas).

O assunto foi abordado em sua maioria (82%) pelo público masculino, interessado em tecnologia, negócios, livros e família/paternidade, proveniente dos meios artístico, educador/estudantil e legal. Apesar de instigar muitas dúvidas, a chegada do Metaverso deve ser transformadora e promete promover novos tipos de conexões humanas e potencializar diferentes formas de trabalho, lazer e entretenimento.

Entusiastas em tecnologia e inovação
O relatório da Comscore investigou, ainda, quem são os early adopters de tecnologia no Brasil e descobriu que trata-se de um grupo equilibrado em relação a gênero - 48,7% homens x 51,3% mulheres -, formado, em sua maioria (37%), por casais jovens ou mais velhos sem filhos. Identificou-se ainda que, dentro de um universo de 115 milhões de internautas, 65 milhões declararam que é importante para eles a sincronização de todos os seus dispositivos eletrônicos, e mais da metade (aproximadamente 60 milhões) concorda com a afirmação de que a qualidade do contato humano foi melhorada por meio da tecnologia.

Game lovers
Apesar de o Metaverso se apresentar ainda em estágio inicial, muitas tecnologias que o envolvem estão em rápido processo de evolução. Uma proposta de expansão de inovações por meio dos videogames, por exemplo, pode definir o público gamer como os legítimos early adopters do Metaverso. Entre eles, mais 19 milhões se consideram expert advisors ou persuasores no assunto. Entre seus sites e aplicativos preferidos no mundo virtual estão: Activision Blizzard, Twitch e Garena.

O Metaverso deve iniciar um novo capítulo no mundo conectado e, certamente, irá dominar muitas das narrativas futuras entre marcas e consumidores. Apesar de a crescente fusão entre real e virtual trazer muitos questionamentos a respeito do futuro social e das relações humanas, essa inovação envolve uma ampliação da conexão entre pessoas, representadas por seus avatares, por meio da tecnologia. Assim será possível interagir, vender, ensinar e se relacionar de uma maneira ainda mais potente.